-
Arquitetos: Buro Happold, X Architects
- Área: 2840 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
-
Fabricantes: Smartech Door Systems
Al Ain – Oásis & Aflaj - Bait Mohammed Bin Khalifa (BMBK) é um projeto de conservação do patrimônio a fim de preservar e reabilitar um importante edifício no contexto da recente história dos EAU. O BMBK está localizado na cidade de Al Ain, que significa literalmente "Fonte", e faz parte do Emirado de Abu Dhabi. O projeto também está próximo ao Oásis Mutaredh e ao principal falaj na cidade. Como um Patrimônio Mundial de Al Ain, a edificação oferece valiosas percepções sobre as tradições sociais, históricas e arquitetônicas da nação durante as décadas de 1950 e 1960.
A presença da água fez de Al Ain um local importante ao longo da história e contribuiu para o desenvolvimento histórico desta área. Os oásis ajudaram a estruturar a vida econômica e a organização social da cidade no passado, e é por isso que grande parte dos sítios patrimoniais no emirado de Abu Dhabi está dentro e ao redor de Al Ain. A disponibilidade contínua de água facilitou atividades agrícolas e assentamentos permanentes.
Sheikh Mohammed Bin Khalifa – Família & História - Construída em 1958, a casa foi lar do Sheikh Mohammed bin Khalifa bin Zayed Al Nahyan (1909–79), sogro do falecido Sheikh Zayed bin Sultan Al Nahyan, Pai Fundador dos Emirados Árabes Unidos. Ela estava localizada na entrada de Al Ain e era um dos primeiros marcos a receber os viajantes da cidade vindos de Abu Dhabi.
Como o mais velho da família Al Nahyan, o falecido Sheikh Mohammed bin Khalifa Al Nahyan foi uma figura histórica discreta, mas influente, associada a importantes eventos de Abu Dhabi e dos Emirados Árabes Unidos. Ele foi uma figura central na sociedade de Al Ain e sua casa estava no coração das reuniões comunitárias. O Bait Mohammed Bin Khalifa representa um componente significativo de um bairro com um contexto cultural e histórico único, simbolizando o senso de lugar e identidade da comunidade. O layout e as funções da casa refletem a estrutura familiar tradicional, onde a vida pública e privada eram estritamente separadas.
Período de Transição – Modernismo Pré-Petróleo - O Bait Mohammed Bin Khalifa é um exemplo raro de uma arquitetura típica de um curto, mas crucial, período de transição na história de Abu Dhabi, durante o qual a forma de vida tradicional local se adaptou às mudanças socioculturais e econômicas provocadas pela exploração e descoberta de petróleo em Abu Dhabi nas décadas de 1950.
A casa foi construída usando uma mistura de materiais tradicionais e concreto, um material inovador na época. A casa incorpora as tendências desse período por meio da hibridização de tipologias arquitetônicas tradicionais e modernas para atender às exigências da sociedade árabe, ao mesmo tempo em que incorpora materiais modernos como cimento, ferro e alumínio de acordo com técnicas de construção vernaculares e as influências regionais do Golfo e do Subcontinente Indiano na estética decorativa. Sendo um dos poucos exemplos sobreviventes desse período, a importância da casa é reforçada por seu alto nível de autenticidade.